terça-feira, 8 de setembro de 2009

O media JornalismoPortonet


O Jornalismoportonet é o jornal online da Universidade do Porto, criado há cinco anos (Março de 2004) para os alunos do curso de Ciências da Comunicação praticarem os diferentes media (rádio, televisão, imprensa e online). Por outro lado, o JPN surge igualmente como um suporte às cadeiras de Técnicas de Expressão Jornalística e Ateliê de Jornalismo.

Desde 2004, durante os períodos de estágio (de Março a Maio), o media JornalismoPortoNet funciona como uma redacção normal, diariamente, com horários, cargos de chefia, secretariado e agenda, executados pelos alunos, sob supervisão dos docentes e os chefes de redacção. De 2005 a 2008 os estágios no JPN estavam sob a responsabilidade de Pedro Rios.

Todavia, após a sua saída, Tiago Reis assumiu o lugar vago,que acumulou o cargo que já exercia na webrádio JPR (editor). Tiago Reis é acomponhado por Amanda Ribeira, também ex-aluna do curso (também estagiária no JPN no ano passado) como chefe de redacção adjunta.

Depois dos estágios, o media JornalismoPortoNet é actualizado de forma menos intensiva, deixando de funcionar como uma redacção fixa e adoptando um figurino mais flexível (os alunos participam durante os seus tempos livres de aula, conforme a sua vontade e interesse).

O JPN ao longo destes cinco anos de existência tem-se adaptado às mais recentes inovações da nova web social: a web 2.0. Daí, em Março de 2007 terem valorizado a participação dos leitores, convidados a votarem e a sugerirem as peças em sistemas como o del.ici.ous, Newsvine e DoMelhor. Surgiram ainda as tags ou marcadores, que facilitam a pesquisa de notícias sobre dado tema. A participação dos leitores nos conteúdos torna-se possível, permitindo uma maior adaptação dos conteúdos, associados às exigências do público-alvo deste media.

“O visitante tem a possibilidade de dar notas às notícias, bem como de sugeri-las à comunidade de cibernautas, através de ferramentas como o Domelhor, Newsvine e Del.icio.us. Os votos, as visitas e os comentários serão valorizados, com o destaque dado na primeira página às notícias mais votadas, visitadas e comentadas.

“Cada notícia terá marcadores (“tags”), uma novidade nos ciberjornais portugueses que permite o agrupamento de artigos sobre determinado tema e não apenas por secção”.
A acompanhar todas estas mudanças está associado todo um processo de convergência multimédia.

Em Abril de 2008, surge o JPNA4, “uma selecção de notícias e reportagens publicada no formato PDF”. “Com periodicidade semanal, o JPNA4 apresenta uma selecção de trabalhos de vários temas publicadas originalmente no jornal online. Foi concebido para ser impresso e facilmente transportável, mas também pode ser lido no computador ou num PDA”

Uma nota ...

Neste meu estágio , apesar de trabalhar para os diferentes media (rádio, televisão, online) houve alguma preocupação em aperfeiçaor a vertente escolhida (no meu caso , rádio). Daí a edição de noticiários , onde constatei uma positiva evolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário