
O casamento entre pessoas do mesmo sexo
A ideia para esta reportagem surgiu da colega Ana Maria Henriques. Todavia, devido à complexidade da temática decidiu-se elaborar a reportagem a pares.
Antes de iniciar uma fase de entrevistas, procedeu-se a uma selecção das diferentes entidades abrangidas nesta questão, e importantes no ângulo de abordagem adoptado pelas estagiárias. Constatou-se que seria melhor falar com algumas associações gay (nomeadamente, a panteras rosa ou a opus gay). Por outro lado, sentiu-se igualmente a necessidade de se falar com os partidos políticos que fizeram a proposta incialmente que já previa o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo (Os verdes e o Bloco de Esquerda).
Por outro lado, a grande novidade trazida nesta questão, foi o facto do partido socialista estar disposto a discutir o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo já na próxima legislatura, depois da própria juventude socialista ter demonstrado o apoio a esta causa ( tornando-se bastante importante falar com alguém da JS).
Foi dificil o processo de conseguir o contacto de todas as fontes, uma vez que tratavam-se de pessoas bastante ocupadas. Essa situação prejudicou muito o começo da escrita da reportagem propriamente dita.
Depois de se terem reunido todos os elementos não foi assim tão complexa a elaboração da reportagem. O facto de ter sido um trabalho em grupo , facilitou muito. De destacar, contudo, o cuidado sentido pelas duas estagiárias ao questionar sobre uma questão tão delicada como a possibilidade do casamento entre duas pessoas do mesmo sexo.
Sem comentários:
Enviar um comentário