terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Abstract


O jornalismo digital e o dilema do modelo de negócio
Som à Letra: Um caso de estudo

“Digital News is the latest buzzword in the news business. But what does it really mean for the future of news?”[1]

O ciberjornalismo a nível mundial começou aproximadamente em 1994, potencializado pela world wide web. De facto, a internet, um canal global, revolucionou as comunicações, representando de imediato um forte desafio para o jornalismo. No entanto a adaptação dos media à internet varia de país para país, e no caso português essa evolução não é de todo ascendente. O problema reside no modelo de negócio. Pago ou gratuito? Mecenato, publicidade? Ou crowdfunding?
Depois da euforia dos primeiros anos, caracterizada pela adesão quase incondicional dos média tradicionais à Internet, jornalistas e proprietários das empresas jornalísticas aperceberam-se que só isso não chega; é preciso tornar esta prática rentável” [2].
Através da criação do media digital Som à Letra [3] pretende-se testar todas as possibilidades que vêm sido discutidas pela comunidade científica, de forma a colmatar este dilema.

[1] Hauck, Peter, Digital first and the future of news http://newsinnovation.com/2011/11/14/digital-first-and-the-future-of-news/
[2]BONIXE, Luis, Ciberjornalismo: Modelo de Negócio procura-se http://www.clubedejornalistas.pt/wp-content/uploads/2011/02/JJ-45.pdf
[2] Video de apresentação, Som à Letra,  http://vimeo.com/34000209

Palavras-chave: Jornalismo Empreendedor, Media digitais, Modelo de negócio

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